Isto é o que acontecerá se você parar de comer pão
À primeira vista, abandonar este alimento completamente pode parecer positivo, mas, em geral, as conseqüências em nosso corpo não são benéficas
Foto: Verdade, engorda, mas também não devemos bani-lo da nossa dieta.
É verdade que nos engorda, mas também não devemos bani-lo da nossa dieta.
O pão, que diria que uma massa formada por água e farinha, poderia dividir a comunidade científica sobre seus benefícios e defeitos. Foi parcialmente ou totalmente eliminado de dietas de perda de peso, a fim de reduzir o consumo de carboidratos, tanto quanto possível. No entanto, em tempos recentes surgiram vozes discordantes com essa tendência. Um deles é o jornalista especializado em nutrição Antonio Ortí: "Para colocar as coisas no lugar, cem gramas de pão fornecem duzentos e trinta calorias, quando ao longo do dia uma pessoa que leva uma vida sedentária precisa entre dois mil e dois mil e quatrocentos. Ou seja, é uma quantia muito razoável ", diz Ortí. Por sua parte, o professor de nutrição e bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, Abel Mariné, acredita que não há alimentos bons e ruins, mas boas e más maneiras de combiná-los.
Dadas essas idéias, podemos nos perguntar quais as conseqüências que isso teria em nossa saúde para parar de comer cereais, em geral, e pão, em particular. Um artigo da "Saúde da Mulher" analisa as possíveis conseqüências de dispensar esse alimento e, como seria de se esperar, algumas delas podem parecer positivas à primeira vista, mas, em geral, as consequências em nosso organismo não são benéficas. Estas são algumas das mudanças que podemos notar no funcionamento do nosso corpo.
1. perda de peso
Eliminar carboidratos nos faz perder peso rapidamente. No entanto, esta perda não vem como resultado da remoção de gordura, mas de líquidos, de água. Carboidratos são armazenados no corpo na forma de glicogênio e essas reservas de energia contêm uma quantidade abundante de água, então removendo o pão da nossa dieta essas reservas vão desaparecer, vamos perder peso e nosso corpo vai perder água, diz o nutricionista e Treinador Marie Spano.
2. Efeitos colaterais no cérebro
Os carboidratos também influenciam nossa função cerebral correta, já que, novamente, o glicogênio protege os neurônios, embora em sua medida adequada. De acordo com diferentes estudos, o excesso de glicogênio pode matá-los, enquanto o defeito os deixa desprotegidos em situações de escassez de oxigênio, conforme relatado pelo SINC. Por outro lado, à medida que essas reservas desaparecem, nosso corpo gera mais acetona e um excesso desse composto químico pode causar desconforto, como boca seca, mau hálito, tontura e até insônia. Não parece agradável, é claro, mas o corpo eventualmente se adapta a esses níveis de acetona e acaba desaparecendo, disse Spano.
O pão pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem problemas. (Corbis)
O pão pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem problemas. (Corbis)
3. Aumentar o colesterol
Todos os alimentos que comemos ou deixamos de comer afetam nosso corpo de uma forma ou de outra. No caso dos carboidratos, um estudo publicado no "Plos One" descobriu que o refinado, menos saudável, aumenta significativamente a quantidade de um ácido graxo chamado palmitoleico e aumenta o risco de doença cardíaca ou diabetes. Em contraste, outro estudo da American Heart Association indica que o consumo responsável de carboidratos pode estabilizar os níveis de colesterol. Portanto, vemos os prós e contras de dispensar carboidratos, mas talvez seja suficiente evitar alimentos refinados a todo custo.
4. deficiências nutricionais
Sim, talvez este ponto seja o mais óbvio de todos, uma vez que, como sabemos, os carboidratos são uma carga de energia forte para o nosso corpo funcionar adequadamente. Além dos açúcares acima mencionados, o pão contém ferro, vitamina B ou magnésio. De fato, a maioria das pessoas consome menos magnésio do que seu corpo, portanto, não é uma boa idéia evitar um dos alimentos que tem a maior quantidade desse mineral.
5. O banheiro vai se tornar um amigo distante
Os neozelandeses ficariam encantados que parássemos de comer pão, porque a demanda do kiwi aumentaria como espuma. Se a constipação é um dos problemas mais comuns relacionados ao nosso sistema digestivo, parar de comer pão o tornaria ainda mais difundido. Inchaço, sensação de peso, dores de estômago, problemas intestinais ... Fibra é essencial para combater este plug e não costumamos consumir
Leave a Reply
Your email is safe with us.